BODÓ

BODÓ

terça-feira, 29 de março de 2011

Morre ex-vice-presidente José Alencar

Arquivo TNEx-vice-presidente sempre demonstrava bom humor após internações para tratar câncer no abdômen


O ex-vice presidente do Brasil, José Alencar, morreu na tarde desta terça-feira (29). O empresário, que foi o substituto eventual de Lula durante oito anos no comando do Planalto, lutava contra um câncer no intestino e estava internado mais uma vez no hospital Sírio-Libanês. A informação é da Globo News.
O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h40 desta terça-feira, 29, informou a TV Globo. Alencar tinha 79 anos e lutava contra um câncer no abdômen há mais de 13 anos. Ele havia passado por 17 cirurgias.

Empresário bem-sucedido, José Alencar nasceu em Muriaé (MG) em 19 de outubro de 1931, o décimo primeiro dos 14 filhos de Dolores Peres Gomes da Silva e Antônio Gomes da Silva. Com dom para os negócios, tornou-se um ícone no país não só no ramo industrial, onde ergueu um império no ramo têxtil. A resistência física a diversas cirurgias e internações fez com que a população passasse a admirar o ex-vice-presidente também pelo exemplo de persistência e luta pela vida. No entanto, os médicos não tiveram como evitar a morte do ex-senador de Minas Gerais.
Alencar foi internado na segunda-feira, 28, e voltou a apresentar quadro de perfuração abdominal e de peritonite, uma infecção na membrana que protege a cavidade abdominal. Mais cedo, o médico afirmou que Alencar está passando por um tratamento à  base de medicamentos, especialmente analgésicos para aliviar a dor, o que deixa o paciente em estado de constante sonolência. Em virtude do estado crítico de saúde, Cutait havia descartado qualquer procedimento cirúrgico. O ex-vice-presidente apresentava ainda um quadro de pressão baixa. O último boletim médico divulgado pelo Sírio-Libanês, às 11h45, informava que o paciente  estava sedado, sem dor e na companhia de seus familiares.

Eleito senador em 1998, Alencar pensou em disputar uma cadeira no Congresso em 2010, quando estava em melhores condições de saúde e deixaria a vice-presidência junto ao presidente Lula, com quem ficou no Planalto de 2002 a 2010. No entanto, desistiu da disputa para se dedicar ao tratamento da saúde.

Carreira
Independente desde criança, Alencar começou a trabalhar aos sete anos como vendedor em uma loja do pai. Aos 15, já estava de malas prontas para deixar a família e trabalhar como balconista em uma loja de tecidos. Nas palavras de Alencar, “o salário não pagava nem o aluguel de um quarto”.

Aos 17 anos, Alencar refez as malas para trabalhar novamente como vendedor em Caratinga, a 305 quilômetros de Belo Horizonte. No ano seguinte, ele já era um homem financeiramente livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário