BODÓ

BODÓ

domingo, 4 de julho de 2010

QUEM ERA O PMDB E QUEM É O PMDB?

Durante o mês de Julho de 1969, estavam no Rio de Janeiro Iberê Ferreira de Souza e Henrique Alves, e o prazo filiação partidária estava perto de findar.
Numa tomada de posição rápida, os dois entraram em um fusca e seguiram viagem para Natal. Chegaram quando faltava pouco tempo para a criação prática MDB ( Movimento Democrático Brasileiro ), e adentraram em uma sala do escritório de Roberto Furtado no centro da cidade e filiaram-se ao partido. Lutar, resistir, crescer e vencer era o lema.
Aquele dia era 20 de Julho de 1969 e o Rio Grande do Norte dava o salto para o futuro. Eram poucos os intergrantes da Nova Sigla. Podemos citar: Iberê Ferreira de Souza, Garibalde Filho, Henrique Alves, Roberto Furtado, Magnus Kelly, Antônio Câmara e outros poucos que queriam sair do fusca para o sonho da verdadeira democracia, saindo assim da subserviência.
Eles partiram para todas as regiões do estado, convocando lideranças, formando diretórios municipais para engrassarem a luta que era tarefa de todos do Rio Grande do Norte. Nós perguntamos onde está sucedâneo do MDB? Que é se não PMDB ( Partido do Movimento Democrático Brasileiro ). Por que não honraram sua história, suas tradições de grandes lidenraças, como Aluisio Alves, Henrique Alves, Garibaldi Filho, Magnus Kelly, Antõnio Câmara, Roberto Furtado, Geraldo Melo e outros. Se não tem uma liderança capaz de fazer a diferença como candidato a governador, por que não se unirem em bloco o partido no seu todo a um candidato que aglutine as esperanças do povo do Rio Grande do Norte? Acho tudo isso retrógado é antidemocrático, pois hoje cada partido tem um "DONO'', e o povo que se dane.Ouvi em uma rádio de nossa capital que o PMDB irá realizar sua convenção em uma casa que certamente é a sua sede, localizado em Candelária. Lembro-me das memoráveis convenções do partido no palácio dos esportes superlotados, era dia de muita festa. Políticos de renome vinham a nossa capital para prestigiarem o evento. Podemos citar o saudoso Ulises Guimarães, Marcos Freire, Ronaldo Cunha Lima, além de nossas lideranças.
Fico surpreso hoje em ver esse partido entrar novamente em um fusca.