BODÓ

BODÓ

terça-feira, 1 de junho de 2010

BODÓ PARTE 2/ ESSE LADO O PREFEITO NÃO MOSTRA!!!








Falta de saneamento é responsável por 68% das internações nos hospitais públicos


A falta de saneamento básico além de prejudicar a saúde da população, eleva os gastos da saúde com o tratamento às vítimas de doenças causadas pela falta de abastecimento de água adequado, sistema de tratamento de esgoto e coleta de lixo. Segundo estudo da Coordenação de Pós graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 68% das internações nos hospitais públicos são decorrentes de doenças provocadas por água contaminada


O saneamento básico, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o gerenciamento ou controle dos fatores físicos que podem exercer efeitos nocivos ao homem, prejudicando seu bem-estar físico, mental e social.


Outra definição é a trazida pela Lei do Saneamento Básico (apelido dado para a Lei Ordinária N.º 11.445 de 05 de janeiro de 2007 que estabelece as diretrizes básicas nacionais para o saneamento), que o define como o “conjunto de serviços, infra-estruturas e instalações operacionais de:” abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais.


A falta de saneamento básico é um dos problemas mais graves nas grandes periferias do Brasil.


Seja qual for a definição utilizada, o certo é que o saneamento básico está intimamente relacionado ás condições de saúde da população e mais do que simplesmente garantir acesso aos serviços, instalações ou estruturas que citam a lei, envolvem, também, medidas de educação da população em geral e conservação ambiental.


Segundo o conceito de Promoção de Saúde proposto pela OMS desde a Conferência de Ottawa, Japão, em 1986, um dos fatores mais importantes da saúde são as condições ambientais. O que abrange o lugar, ou meio em que se vive que, quando insalubre pode ocasionar e transmitir várias doenças e, também, as condições do meio ambiente em que a pessoa está inserida, pois a qualidade do ar, da água e do solo também são fatores determinantes para saúde das pessoas. Basta citar como exemplo as doenças respiratórias causadas pela poluição das grandes cidades.







4 comentários:

  1. ai ta o lado ruin que vcs puxa saco de bodo nao mostra...quero ver se o selo unicef sai outra vez...

    ResponderExcluir
  2. concerteza não primo pois desta vez tem agente pra não deixar esse preefeitinho ganhar premio
    sem mereçer

    ResponderExcluir
  3. nossa isso é dinheiro do povo!!! cadê o saneamento básico.

    ResponderExcluir
  4. esperamos que os vereadores da nossa terra,tome as providencias ao lado do prefeito mais atuante do serido...ate porque nao sabem fazer outra coisa a nao defendelo...

    ResponderExcluir